OCTÁVIO CARDOSO GOMES FILIPE



Octávio C. G. Filipe Nascido na Ajuda, Bretanha, Concelho de Ponta Delgada, São Miguel, Açores em 1932.

Frequentei o Liceu de Antero de Quental entre 1944 e 1951.

Em 1952 casei com Urânia Maria Melo Borges, também Micaelense e natural da Lagoa. Depois de cumprir o meu serviço militar em Portugal emigrámos para os Estados Unidos onde nos radicámos nos arredores de Boston. Urânia Em Boston frequentei a Northeastern University e lá me formei com o Bacharelato em Engenharia Electrónica. A Urânia por sua vez frequentou a Universidade de Boston e o Framingham State University de onde se formou com o Bacharelato em Artes Liberais. Subsequentemente exerceu as funções de professora de Francês e Espanhol no sistema escolar de Framingham, em Massachusetts, a cidade para onde nos tínhamos radicado. Temos três filhas, Leonor, Debora e Robin, todas formadas com mestrados pelas universidades locais e em vários campos de actividade. Robin, Debora, Leonor

Após os meus estudos trabalhei por algum tempo para a Bendix Corporation, mas depois associei-me com a Companhia Raytheon até me reformar em 1995.

Na Raytheon Company, exerci vários cargos de progressiva responsabilidade e em cooperação com o Draper Laboratory, mantido pelo Instituto Superior Técnico de Massachusetts, MIT. O foco dessa actividade era em suporte dos programas espaciais da NASA, em especial o Apollo, para qual a contribuição de 75 engenheiros era dedicada sob a minha direcção. Nesta área uma das minhas contribuições pessoais, e patenteada sob o meu nome, foi o desenvolvimento de um sistema de protecção aos computadores instalados nas naves espaciais para a neutralização de pulsos esporádicos de alta energia electromagnética.

Concorrente com as minhas responsabilidades profissionais continuei os meus estudos em engenharia e gestão frequentando o Colégio Newark da Universidade Northeastern e o Instituto Técnico Raytheon onde adquiri 10 créditos alem do Mestrado. Neste último participei também nas funções de instrutor em tecnologia electrónica nos programas de desenvolvimento patrocinados pela Ratheon.

Nas minhas actividades sociais fui nomeado presidente do Capítulo da Sociedade Profissional de Engenheiros da Área de Middlesex, Massachusetts. Em 1976 fundei a Associação para o Desenvolvimento dos Açorianos (ADA). Pela altura do terramoto que em 1980 assolou os Açores, a ADA, com o apoio e dádivas dos Açorianos da Nova Inglaterra, recebeu e transportou para os Açores seiscentas toneladas de materiais de emergência e construiu, na Terceira e Graciosa, cem casas de emergência para os sinistrados, casas essas que ainda hoje são ocupadas. Fui um dos fundadores e presidente da Lusoair, a companhia que iniciou os primeiros voos directos entre Bóston e Ponta Delgada transformando a "politica aérea" dos Açores a favor do povo On the Boat Açoriano. Previamente em 1976 a ADA fomentou o Congresso das Comunidades Acoreanas com partipacao de representantesde muitas das nacoes onde Acoreanos residem. Fundei a Advanced Computer System, uma companhia de consultoria no campo de sistemas avançados de comando para computadores.

Nas minhas actividades de lazer dedico-me ao velejo no meu barco, um "Bristol 35.5 Sloop, Endeavour",, em que navego os mares da costa Oriental dos Estados Unidos. No Inverno dedico-me ao esqui em campo aberto, viajar e ler. De vez em quando atrevo-me a pintar.

A minha direcção de email é: OCGF@rcn.com e tenho sempre grande prazer de receber notícias dos meus colegas.