Alguns dados àcerca do palácio onde hoje se encontra situado
o Liceu de Ponta Delgada
construção completada em 1833 para residência do
Barão de Fonte Bella


Litogravura do Palácio do Barão de Fonte Bella
Litogravura de Joaquim Candido Abranches



O palácio hoje ocupado pelo Liceu de Ponta Delgada foi edificado no Século XIX por ordem do Barão de Fonte Bella, naquela altura a pessoa mais rica dos Açores. A construção foi concluida em 1833 para residência principal do referido titular. Acesso ao palácio, pela porta Oeste do paço, dava entrada para uma larga ante câmera que por sua vez abre para uma escada de dois pisos, adornada por várias estátuas, conduzindo ao primeiro andar da residência e directamente aos salões nobres do palácio. Hoje em dia, nesses salões que são usados como Salas dos Professores e Biblioteca do Liceu, ainda se podem admirar exemplos do esmero empenhado na construção do edifício em se contemplando os ornamentos pintados nos tetos das referidas salas, e ainda bem conservados. Essas pinturas são da autoria do mestre pintor Italiano Vicente Mallio o qual se deslocou a S. Miguel a convite expresso do Barão de Fonte Bella.

De acordo com Luís Bernardo Leite d’Athaíde, no seu livro - Notas sobre Arte- publicado em Ponta Delgada em 1915, à página 143, existe uma referência a Vicente Mallio descrevendo-o como “Pintor açoriano do século XIX [que] Viveu na Ribeira Grande, onde ensinou desenho e pintura e executou algumas decorações, retratos e painéis. Entre as suas obras, contam-se: "Jesus, Maria e José" para a ermida do Dr. Caetano de Andrade; decorações no Paço de Fonte Bela; "Ceia dos Apóstolos" na Capela do Rosário da Igreja Matriz de Ribeira Grande, esta pintura com a colaboração do seu discípulo ribeira-grandense João Albino Peixoto. Em 1837, partiu para o Brasil”.

Uma investigação mais completa, no entanto, revela que Mallio teria nascido em Roma, onde mais tarde conheceu a Micaelense Eugenia Moraes Pereira, que nessa altura se julga ter sido lá residente e actuado como pianista na casa real italiana.

Vicente e Eugenia foram casados na Igreja de São Pedro em Ponta Delgada de acordo com o registo lá existence indicando que “"Aos 28 de julho de 1828 nesta Parochial Igreja do Apóstolo São Pedro desta cidade, sem impedimento...consta dum alvará matrimonial, testemunhas Manoel Francisco Luis Pereira desta freguesia e Reverendo Vigário desta Parochial, por palavras do presente Vicente Malio filho de Dom Miguel Malio e Dona Margarida Jacobs natural da cidade de Roma e batizado na Igreja de São Marcelo da mesma cidade...desobrigado da quaresma de 1828 nesta Parochial Igreja de São Pedro, na quaresma de 1827 na Igreja de São Francisco nesta mesma cidade e na quaresma de 1826 na cidade de Lisboa, com Dona Eugenia Moraes Pereira filha de Manoel Francisco Luis Pereira e Donna Anna Moraes Pereira batizada na Parochial Igreja de São Sebastião, Matriz desta cidade."



As fotografias aqui mostradas foram tiradas pelo antigo aluno
Hélio Silva Carreiro
a quem este site agradece a gentil contribuição